quinta-feira, 28 de junho de 2012

                                       
UNEB- UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
PROGRAD – ASPES/FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO
BÁSICA – UNEB/MEC/CAPES/ PLATAFORMA FREIRE
CURSO DE LICENCIATURA DE HISTÓRIA
DISCIPLINA-HISTÓRIA ANTIGA

DISCENTES: ELIONÁRIA ARAUJO, GIOVAN BASTOS, NEVOLANDA
FELIX, NAYARA BARBOZA, SÔNIA MARA MARTINS E VINÍCIUS
DOURADO


                                                  

                                                  

                                                   RELATÓRIO:
UM CONVITE AO MITO
                             

                                                  

                                                     

                                                    Irecê – Bahia
03/2012,
 SÔNIA MARA MARTINS








                                                   RELATÓRIO:
UM CONVITE AO MITO


Relatório apresentado como atividade complementar na disciplina História Antiga, ministrada pela docente M.Sc. Rúbia Margareth Dourado de Oliveira M. Matos, componente curricular do curso de Licenciatura em História, 10º módulo do 2º ano, oferecido pelo programa Uneb/Mec/Capes/Plataforma Freire.





Irecê – Bahia
03/2012
                                     RESUMO

Com este Seminário podemos reconhecer que os mitos eram bem mais do que o simples contar história. Cada cultura possuía cerimônias e rituais próprios associados aos mitos. Essa associação implicava representar histórias exemplares ou oferecer sacrifícios aos deuses, na esperança de receber alguma benção em troca. E também tinha como objetivo tentar responder a perguntas como essas, assim, o homem criou narrativas que transcendem a existência comum e cotidiana e que se enraizaram em diferentes culturas.
 Dessa maneira, as respostas para as mais complicadas indagações da vida foram transmitidas de geração para geração, na forma de mitos. Em geral havia semelhanças entre as histórias contadas em sociedade marcadamente distintas, como nas Mitologias da Grécia Antiga, nas quais aparecem temas universais como a vida após a morte e a origem do mundo.
Assim associamos aos nossos conhecimentos que: Mitos são histórias tradicionais, quase sempre sobre deuses, heróis ou criaturas do mundo animal, que explicam por que o mundo é do jeito que é. Ou seja, "Os mitos contam apenas aquilo que realmente aconteceu", mas, isto não quer dizer que os mitos explicam os fatos corretamente. Eles sugerem, entretanto, que por trás da explicação existe uma realidade que não pode ser conhecida e/ou examinada.
Palavras-chaves:Mitos,História,Cultura, 













Um convite ao Mito
O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes, mas existe em todos os tempos e culturas como componente inseparável da maneira humana de compreender a realidade. O mito é, na realidade, uma maneira de entender o passado. ( Anônimo )

Aconteceu no dia dezenove de janeiro de dois mil e doze, às 15:30min, no Auditório da UFBA- Irecê-Ba, o seminário temático com o tema Um convite ao Mito, organizado pela Universidade do Estado da Bahia UNEB, seminário este aberto à comunidade de Irecê e demais circunvizinhos,e principalmente para a turma do 10º módulo do 2º ano, de Licenciatura em História oferecido pelo programa Uneb/ Mec/Capes/Plataforma Freire no Campus XVI- Irecê-Ba, cujo objetivo, é apreciar e compreender dentro do possível o relacionamento da humanidade com o desconhecido e inexplicável, e que na busca de respostas para os fenômenos desconhecidos encontravam explicações nos mitos concebidos pela sociedade da época.
Lembrando que esta temática deveria ser base curricular do curso de História, por isso a Academia tem várias razões para estudar este tema da Mitologia Clássica, em um Seminário Temático, sabemos que o tempo é curto para saciar a nossa cede de conhecimento, mas o pouco que capturarmos de informação será de extrema importância, já que é um tema que aguça a curiosidade de muitos.
Um dos principais motivos da realização deste Seminário, além de cumprir com a demanda do curso, era o de ampliar o campo de visão dos participantes sobre a mitologia clássica, incentivando-os a leituras posteriores, na certeza de que, este é um legado vastíssimo e que diz respeito às nossas origens, os nossos medos, às crenças e as nossas respostas.
E para atender a todas as nossas curiosidades, dúvidas ou equívocos sobre os mitos, este Seminário pode contar com a ilustre presença da Profª M. Sc Rúbia Margareth Dourado de Oliveira M. Matos, no papel de palestrante, cuja mesma possui um vasto conhecimento sobre a temática escolhida pelos alunos do curso de Licenciatura em História. Ela iniciou a palestra instigando o publico presente para citar ou até mesmo conceituar alguns mitos, logo em seguida a Mestra palestrante leu um texto no data show que fazia uma abordagem sintetizada sobre mitos e mitologia Greco – romana.
Logo após a sua leitura e envolvimento com o público, começou a falar de maneira contagiante como se estivesse contando histórias de conto de fadas para criança, sobre a origem da palavra mito e dos mais variados conceitos do mesmo, onde a mesma mesclava informações e curiosidades do tema com as “lendas” dos personagens mitológicos, focando sempre sobre a importância de estarmos tendo contato com maior amplitude do assunto ressaltando o valor da oralidade (no período arcaico cujas histórias relatadas eram passadas adiante), já que não havia conhecimento científico se prendiam as explicações através dos mitos para relatar fenômenos, acontecimentos naturais, e assim instigando- nos ao mundo prazeroso, fantasioso e que nos trás amplo conhecimento que é o mundo da leitura, para o tão almejado desenvolvimento social, cultural e psicológico dos indivíduos em geral.
Para concluir a sua fala ela convidou à mesa, o professor Claudinei Santos da disciplina de História Medieval para fazer uma ressalva sobre o tema ou do evento, o qual se expressou de maneira clara e satisfeita do que foi assistido por ele, e que também nos presenteou com uma breve explanação complementando o que antes foi dito pela palestrante oficial, que terminou agradecendo a todos os participantes e ao mesmo tempo fazendo um convite para os mesmos, a assistirem o banquete mitológico que será a culminância do seminário, será apresentado pelos alunos (as) do curso de licenciatura em História, no dia vinte e um de janeiro de dois mil e doze.
Por motivos maiores, o Banquete mitológico só pode ser realizado no dia vinte e nove de março de dois mil e doze, efetivado no mesmo espaço do seminário, ocorrido às 20:00 min, tendo como apresentadora a Profª M. Sc. Rúbia Margareth e demais alunos do curso de Licenciatura em História.
O Banquete se deu da seguinte forma: a profª Rúbia Margareth fez uma pequena introdução à mitologia e mitos e em seguida ia chamando um (a) aluno (a) de cada vez, este (a) estaria trajado do personagem mitológico que iria representar, através de um desfile e de uma descrição sobre o seu/sua personagem, em seguida sentaria à mesa posta na frente do palco, ornamentada a caráter com: pães, frutas e vinho, onde o mesmo poderia se deliciar como faziam os deuses e deusas do Olímpo segundo as narrativas históricas da mitologia Greco-romana, e após as apresentações, foi só festa, curtição e alegria, assim encerramos o III Seminário  Temático.  

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário