quinta-feira, 28 de junho de 2012

BEM VINDOS A MAIS UMA GINCANA JUNINA DA ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA. ESTA É A 14ª GINCANA CULTURAL JUNINA -  2012
APROVEITANDO UM PROJETO JÁ EXISTENTE NA ESCOLA QUE É O DE LEITURA. COMO BONS NORDESTINOS QUE SOMOS NÃO PODERIAMOS FICAR DE FORA, ASSIM COMO MUITAS OUTRAS INSTITUIÇÕES, ESTAREMOS HOMENAGEANDO DOIS ILUSTRES NORDESTINOS, NO ANO QUE ESTARIAM COMPLETANDO 1OO ANOS DE VIDA. UM PERNAMBUCANO E O OUTRO BAIANO.
 PROJETO GINCANA JUNINA, COM O TEMA:
CULTURA E LITERATURA NORDESTINA –
“100 ANOS DE LUIZ GONZAGA E DE JORGE AMADO”



JUSTIFICATIVA
            A leitura é um momento de interação entre o leitor e o autor por meio do texto, apresentada de diversas maneiras, entre elas, a música, a poesia, a oração, o teatro, o cinema, a novela, as imagens, os objetos, as artes, os números.... É uma atividade que trabalha muitas habilidades e que nos coloca diante de inúmeras informações. Além de todas essas funções, o hábito da leitura aumenta nossa capacidade de raciocínio, melhora nossa dicção e nos ajuda na produção textual.
Vivenciando com a dificuldade que os nossos alunos sofrem por falta do hábito da leitura, é que nós direção,professores e toda a equipe da escola Rui Barbosa das mais  variadas disciplinas que atuamos, resolvemos este ano trabalhar os eventos tradicionais da escola como é o caso da Gincana Junina, com esta temática-Leitura. Já  que sabemos   que se  o nosso alunado não tiverem o hábito da leitura, eles não terão a capacidade de interpretar, Isto prejudicará o seu desempenho em outras disciplinas e não apenas em Português, e assim propagará por toda a sua vida.
Como todos os anos desde a fundação deste colégio encerramos o 1º semestre sempre com uma gincana. Este ano não poderia ser diferente, pois é através dela que podemos ver a capacidade de produção artística, cultural e até mesmo intelectual dos nossos alunos de forma interdisciplinar, já que envolve de tudo um pouco, e é onde demonstramos de forma coletiva a nossa valorização e satisfação do que são capazes de realizarem. “Valorizar o que o aluno sabe é importante, e fazê-lo perceber isto pode ser um passo para mudar esta realidade de fracassos, por falta da leitura em geral”.
E não tem forma melhor de conquistarmos bons leitores, através de  temas que eles já tenham um conhecimento prévio, que são: a literatura e a cultura nordestina, apresentada pelo velho Baião Luís Gonzaga e o escritor Jorge Amado,fazendo da leitura uma atividade prazerosa para nossos alunos e não apenas como punição, para passar o tempo ou para a obtenção de notas.
OBJETIVOS:
Geral
Fazer com que os alunos tenham um contato prazeroso e criativo com a leitura de narrativas literárias, refletindo e interagindo com estas de forma criativa e divertida;
Específicos
Favorecer espaço para que todos possam trabalhar  na construção do conhecimento e possam ter a oportunidade de crescimento e realização pessoal nos aspectos culturais, científicos e sociais;

Reconhecer que o ambiente escolar possa ser mais tolerante e justo com solidariedade e aceitação do outro;

Construir conhecimento através das experiências vivenciadas pelos alunos e que estas vão além dos muros da escola e possam influenciá-los positivamente em todos os aspectos das suas vidas;
Estudar a história do mestre da sanfona Luiz Gonzaga e do escritor Jorge Amado, por meio de suas obras literárias, comemorando o centenário de nascimento destes poetas nordestinos;
Demonstrar o reconhecimento pelo legado cultural que o Brasil recebeu desses ilustres nordestinos, renovando e estendendo o conhecimento de suas obras às gerações mais recentes;
Fazer com que os alunos leiam e reflitam sobre as narrativas literárias a eles designadas, que além das de Luis Gonzaga e Jorge Amado.
Propiciar um dia de cultura e lazer, mostrando que a escola é muito mais do que exposição de conteúdos e sim, também um lugar de lazer, diversão. Como já dizia o educador Paulo Freire:
 “Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, É também criar laços de amizade. É criar ambiente de camaradagem. É conviver, é divertir, se “amarrar nela”! Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos educar-se e ser feliz.” (Paulo Freire)

                                         METODOLOGIA

Os alunos de toda a escola desde o Fundamental 1 e 2 às turmas da Eja, serão divididos em duas equipes.
As obras a serem trabalhadas serão de livre escolha dos alunos, porém estas serão apresentadas pelos professores que serão principalmente relacionadas ao músico Luiz Gonzaga e ao escritor Jorge Amado.

                     
       


 Passar para os alunos as tarefas da gincana a seguir:
PROVA 1: CADA EQUIPE DEVERÁ CRIAR E MONTAR UM CENÁRIO DE UM ESPAÇO E/OU COTIDIANO DO NORDESTE, DENTRO DE UMA SALA DE AULA ESCOLHIDA PELA EQUIPE. Além disso a equipe deverá apresentá-lo e explicá-lo.
a. Critérios avaliativos:  criatividade, material utilizado e apresentação.
b. As notas serão atribuídas entre 100  e  200 pontos.

PROVA 2:REPRODUZIR  EM  UM CARTAZ  O QUADRO RETIRANTE DA SECA DE CANDIDO PORTINARE E DEPOIS  COLOCAR  EM UM LOCAL VISÍVEL NA ESCOLA.
a. Critérios avaliativos: Criatividade, autenticidade e beleza.
b. A equipe que cumprir a prova terá entre100 e 200 pontos. prova não cumprida 0 ponto.
c. A responsabilidade pelo material necessário para a tarefa é de responsabilidade da equipe.

PROVA 3: APRESENTAR UM GRITO DE GUERRA DA EQUIPE.
a. Critérios avaliativos: Criatividade, animação e letra.
b. as notas serão atribuídas entre 50  E 100 pontos.
OBS:  O GRITO DE GUERRA DEVERÁ SER RELACIONADO AO NOME DA EQUIPE DE ACORDO COM O TEMA DA GINCANA. SERÁ CONCEDIDO UM BÔNUS DE 50 PONTOS PARA OS DOIS MAIS ANIMADOS E CRIATIVOS.

PROVA 4: CADA EQUIPE DEVERÁ FAZER UM POEMA RELACIONANDO O NOME DA SUA EQUIPE COM O TEMA DA GINCANA DESTE ANO, E TRAZER UM ALUNO PARA RECITAR.

a.Critérios de avaliação: criatividade, coesão e coerência,oratória.
b. as notas serão atribuídas entre 50 e 100 pontos.

PROVA 5: CADA EQUIPE DEVERÁ  FAZER UMA APRESENTAÇÃO DO MÚSICO LUIZ GONZAGA E DO ESCRITOR JORGE AMADO, TRAZENDO CRIANÇAS DE ATÉ 10 ANOS CARACTERIZADO DOS MESMOS, E O RESUMO DA BIOGRAFIA DESTES LIDA POR UM COMPONENTE DA EQUIPE.
a.critérios de avaliação:biografia mais completa e caracterização.
b.as notas serão atribuídas entre 50 e 100 pontos.
Obs.: A tarefa pode ser apresentada através de painel que deverá ser feito em papel metro ou cartolina, texto e etc.
PROVA 6: CADA EQUIPE DEVERÁ CONFECCIONAR 02  BRINQUEDOS QUE FIZERAM OU FAZEM PARTE DO COTIDIANO DO INTERIOR NORDESTINO E FAZER A DEMONSTRAÇÃO, SE NECESSÁRIO, DE COMO FUNCIONA.
a. Critérios avaliativos: Criatividade, beleza e demonstração.
b. as notas serão atribuídas entre  50 e 100 pontos.

PROVA 7: CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR UMA PARÓDIA COM O TEMA DA GINCANA: CULTURA  E LITERATURA NORDESTINA - “100 ANOS DE LUIZ GONZAGA E JORGE AMADO”
a)critérios avaliativos: música, letra e interpretação
b)as notas serão atribuídas entre zero 100e 200 pontos.

PROVA 8: APRESENTAR UMA DANÇA  COM CRIANÇAS DE ATÉ 10 ANOS, OS MESMOS TEM QUE SEREM MEMBROS DA EQUIPE. RELACIONADO À CULTURA NORDESTINA, JUNTAMENTE COM A CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL  DA MESMA. SUGESTÕES: XAXADO, CHOTE, FORRÓ, FREVO, AXÉ...
a. Critérios avaliativos: música, coreografia, indumentária. Todos esses elementos em harmonia entre si.
b. As notas serão atribuídas entre 100 e  200 pontos
c. Tempo máximo para a realização: o tempo da música.

PROVA 9: MONTAR UM MINI ESPETÁCULO DE TEATRO DE UMA OBRA DE JORGE AMADO.
a. Critérios avaliativos: Vestuário, texto e apresentação.
b. A equipe que cumprir a prova terá somado 100 e 200 pontos. Prova não cumprida 0 ponto.

PROVA 10: CADA EQUIPE DEVERÁ TRAZER DOIS PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA NORDESTINA. ALÉM DISSO A MESMA DEVERÁ EXPLICAR A RECEITA E A HISTÓRIA DO PRATO.
a. Critérios avaliativos: criatividade, estética e utilidade prática.
b. As notas serão atribuídas entre   50 e 100 pontos.


PROVA 11: CADA EQUIPE DEVERÁ CRIAR E RECITAR UM CORDEL COM O TEMA DA GINCANA . AS EQUIPES DEVERÃO TRAZER UMA CÓPIA, DO CORDEL.
a. Critérios avaliativos: oratória, interpretação e história.
b. As notas serão atribuídas entre  50 e 100 pontos.

PROVA 12:CADA EQUIPE DEVERÁ TRAZER UM CASAL PARA PARTICIPAR DO CONCURSO “CASAL MATUTO”.
a. Critérios avaliativos: Vestuário, animação e desenvoltura.
b. A equipe que cumprir a prova terá somado 50 pontos, e bônus de 50 e 100 pontos para  2º e 1º lugar. Prova não cumprida 0 ponto.


PROVA 13: MELHOR PERSONAGEM NORDESTINO: CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR  01 MORADOR DA COMUNIDADE CARACTERIZADO PARA IMITAR UMA PERSONALIDADE NORDESTINA ( PATATIVA DO ASSARÉ, LAMPIÃO E MARIA BONITA, DIDI, CHICO ANÍSIO, TOM CAVALCANTE, LULA...FICA A ESCOLHA DA EQUIPE). NA APRESENTAÇÃO PODERÁ SER FEITA TAMBÉM UMA CARACTERIZAÇÃO VERBAL E TAMBÉM DE GESTOS.
a. Critérios avaliativos: Criatividade,o mais parecido, interpretação e caracterização do personagem.
b. As notas serão atribuídas entre  100 E 150 pontos

PROVA 14: TRAZER UM ALUNO OU MORADOR DA COMUNIDADE VESTIDO COM TRAGES TÍPICOS DO VAQUEIRO NORDESTINO COM O SEU CAVALO PREPARADO PARA PEGAR BOI.

a.critérios de avaliação: caracterização, traje mais completo.
b. as notas serão atribuídas entre 100 e 200 pontos

PROVA 15: AS EQUIPES DEVERÃO CONTAR UM “CAUSO” MATUTO.
a. Critérios avaliativos: oratória, interpretação e  melhor história.
b. As notas serão atribuídas entre  50,  100 pontos

PROVA16: AS EQUIPES DEVERÃO APRESENTAR UM REPENTE ATRAVÉS DE UM DOS SEUS MEMBROS, FALANDO SOBRE A SECA QUE ASSOLA A NOSSA REGIÃO, TRAZER O PANDEIRO PARA BATER.
a. Critérios avaliativos: originalidade e desenvoltura.
b. as notas serão atribuídas entre 100 e 200 pontos.


Prova 17: CADA EQUIPE DEVERÁ MONTAR  UM CORAL COM UMA MÚSICA DE LUIZ GONZAGA
A simples participação da equipe na realização da tarefa valerá 200 pontos.
PROVA 18: DESFILANDO...ORGANIZAR UM DESFILE DAS PERSONAGENS PRINCIPAIS DE UMA DAS MÚSICAS DO REI DO BAIÃO, E DAS OBRAS DE JORGE AMADO,CARACTERIZADAS DE FORMA A SEREM FACILMENTE IDENTIFICADAS.
a.critérios de avaliação:característica dos personagens,a riqueza de informação e quantidade de personagens.
b.as notas serão atribuídas entre 200 e 300 pontos.

Obs.: Um dos membros da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada uma das personagens da história, deverá haver fundo musical.

PROVA 19:DANÇANDO...RECONTAR A HISTÓRIA DE UMA DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA ATRAVÉS DE UMA COREOGRAFIA.LEMBRANDO! TEM QUE TRAZER UM HOMEM CARACTERIZADO DE LUIZ GONZAGA PARA DUBLAR O VELHO BAIÃO ENQUANTO O GRUPO COREOGRAFA A MÚSICA.
a.critério de avaliação: a dança e trajes  tem que estar em sintonia com a música.
b. as notas serão atribuídas entre 200 e 300 pontos.

PROVA 20: TORTA NA CARA. ESCOLHER 5 COMPONENTES DA EQUIPE PARA ESTAREM RESPONDENDO ÀS PERGUNTAS RELACIONADAS AO TEMA CULTURA DO NORDESTE.

a.critérios de avaliação: ganha a equipe que mais acertar nas respostas.
b.as notas serão atribuídas entre 100 e 200 pontos.
REGRAS DA TAREFA:
•    Escolha 5 componentes da equipe para responder as perguntas e enumere do 1º ao 5º na ordem de participação;
•    Espere o locutor ler a pergunta completa e só depois que ele gritar VALENDO é que vocês irão tocar o sino;
•    Irão sempre dois de cada lado, o que tocar primeiro tem o direito da resposta;
•    Se o aluno que tocar 1º acertar a pergunta ele ganhará o ponto e dará a tortada no adversário, e se caso ele errar ele é quem leva a torta e passa o ponto para a outra equipe;
•    Não vale sopro, se ocorrer vai o ponto para a outra equipe e ninguém leva torta;
•    A torta tem que ser de leve, se for com agressão poderá perder ponto;
•    A equipe ganhará um bônus de 10 pontos para o aluno que sair de cara limpa e se o mesmo tiver acertado mais perguntas.
                                              
 REGULAMENTO
1. DAS EQUIPES
1.1 A gincana está aberta para participação de todos os alunos do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Eja, sendo que a mesma contará com duas equipes, será realizado um sorteio para conhecermos os participantes das duas equipes;
1.2 Cada equipe deverá ter uma cor;
1.3 Cada equipe deve ter um nome que a identifique;
1.4 Cada equipe deverá ter um grito de guerra;
1.5 Cada equipe deverá ter dois líderes (alunos);
1.6 As equipes serão formadas por sorteio feito pela comissão organizadora
1.7 Cada equipe deverá produzir um poema apresentando a equipe e seu objetivo;
1.8 As equipes poderão ser compostas por ex alunos e gente das comunidades de origem dos seus alunos;
1.9 Aos líderes cabem a responsabilidade de representar a equipe, entregar as tarefas e/ou delegar, bem como falar em nome da mesma. Cabe ainda ao líder manter a ordem e a paz da sua equipe;
1.1.1 No dia da gincana cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida dispersão para outros locais.
2. DA IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES
2.1 Cada equipe deverá criar um nome e ter uma cor. Todos os integrantes das equipes deverão estar com alguma coisa representando a cor da equipe e outras demonstrações de identificação serão de liberdade criativa de cada equipe, desde que seja condizente;
2.2 Serão creditado um bônus de 10 pontos para as equipes que apresentarem uma identificação criativa e original. A equipe será avaliada pela Comissão Julgadora e esta terá 5(cinco) minutos para se apresentar diante dos jurados.

3. DAS TAREFAS
3.1 As tarefas serão entregues pela Comissão Organizadora aos líderes de cada equipe;
3.2 As tarefas serão elaboradas pela Comissão Organizadora e conterão com clareza os quesitos para avaliação, bem como a pontuação e o tempo para cumprir determinada tarefa;
3.3 As tarefas serão distribuídas ao mesmo tempo, para todos os líderes das equipes;
4. DA COMISSÃO ORGANIZADORA E JULGADORA
4.2 São atribuições da Comissão Organizadora:
- Preparar o Regulamento;
- Preparar as Tarefas da Gincana;
- Divulgar a gincana e seu cronograma para os líderes das equipes;
- Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento;
- Convocar reuniões quando se fizerem necessárias;
- O julgamento das infrações e aplicação das penalidades cabíveis;
- Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes;
–Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento;
- A divulgação do resultado.
5. DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Cabe a mesa de jurados, analisarem, avaliar e pontuar as tarefas realizadas pelas equipes, que já estarão juntos na folha com as tarefas o tempo estipulado para cada apresentação e pontuação (que estará distribuída de notas da menor para a máxima) que cada tarefa merecerá.
6. DAS PENALIDADES
A equipe ou membro que tiver comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que ferir este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo, levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Julgadora.
6.1 Além das penalizações por pontos estão previsto:
- EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE;
- DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO;
6.2 O julgamento será feito pela Comissão Julgadora, mediante os depoimentos dos envolvidos e dos líderes das equipes;
6.3 Ultrapassar o limite estipulado para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes à mesma;
 7. DO RESULTADO
7.1 A pontuação constará no regulamento específico de cada tarefa;
7.2 Os pontos serão acumulados para as tarefas seguintes;
7.3 Se houver empate, na contagem final da pontuação entre os vencedores, ganham as duas equipes.
 8. DA PREMIAÇÃO
8.1 A equipe vencedora será aquela que somar o maior número de pontos nas tarefas propostas;
8.2 O prêmio ofertado a equipe vencedora será um troféu.
8.3 Para todos os alunos envolvidos de alguma forma na gincana receberão pontos para a segunda unidade em todas as disciplinas do currículo escolar, de acordo com o julgamento do (a) professor (a) dono da disciplina.
9. CONSIDERAÇÕES GERAIS
9.1 Os custos decorrentes para realização das tarefas, serão de responsabilidade de cada equipe;
9.2 Lembramos a todos os participantes que o objetivo da nossa Gincana é totalmente de integração e quer despertar a aprendizagem e o compromisso dos alunos.

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