ELIONÁRIA
ARAUJO, GIOVAN BASTOS, NEVOLANDA FELIX,
SÔNIA
MARA MARTINS E VINÍCIUS DOURADO
RELATÓRIO:
ATIVIDADE
COMPLEMNTAR
Relatório apresentado como atividade complementar na disciplina História
da África 1, ministrada pelo docente Jorge Nery componente curricular do curso
de Licenciatura em História, 1º módulo do 3º ano, oferecido pelo programa Uneb/Mec/Capes/Plataforma Freire.
Irecê – Bahia
Outubro-2012
Objetivos:
Mostrar
através do filme KIRIKU E A FEITICEIRA um pouco da história, da
cultura africana, passando esse conhecimento de forma clara, objetiva e de
fácil linguagem, para que os alunos compreendam fatos comuns da vida africana e
relacionem com a nossa própria cultura.
Instigar
os alunos a ler mais sobre o imenso continente africano, para assim compreender
que a África não é uma só e sim, várias Áfricas, para assim compreender a
própria formação do nosso país, já que o mesmo se constituiu com a ajuda destas
disparidades sociais e culturais.
Justificativa:
O legado africano está
presente no Brasil e se manifesta na dança, música, no gestual, na religião,
nos hábitos alimentares, na língua e na forma de ver a vida. A história
afro-brasileira é o resultado desta fusão cultural que transcende as estruturas
físicas e se enraíza na alma dos afro-descendentes. Nessa perspectiva buscamos
a ressignificação positiva dos africanos e dos afro-brasileiros.
Com esta finalidade podemos
possibilitar aos nossos alunos do Ensino Fundamental II conhecimentos mais amplos sobre a África, período
este ideal para o professor explicar aos alunos que o Brasil foi um país
escravocrata e que a abolição da escravidão não veio acompanhada de um processo
de inclusão dos negros na sociedade brasileira, lembrando a eles que no Brasil,
a escravidão foi abolida em 1888, porém, mantivemos o estigma da cor. Os
estudantes precisam conhecer os motivos pelos quais os negros ainda lutam pela
igualdade de direitos e oportunidades. Pela linha de discussão a ser gerada,
escolhemos como público alvo alunos da 8ª série do Ensino Fundamental II, por
estar mais amadurecido para expor suas opiniões.
Pensando nisso,
trabalharemos uma seqüência de atividades que busca promover a releitura da
história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos
africanos e dos afro-brasileiros em geral, através do filme Kirikú e a Feiticeira (baseado em uma lenda africana do Guiné).
Por isso, será promovido debates sobre as causas do preconceito contra os
negros, bem como ensinar os alunos a buscar respostas no processo histórico
brasileiro, também discutiremos sobre identidade cultural entre culturas
diferentes e as relações sociais a partir da visão dos vencidos, elaborado pela
lógica da diversidade étnico-racial que permite combater o preconceito e
possibilita ao povo negro sentir orgulho de pertencer a matriz africana.
Metodologia
A
presente atividade possibilita ao professor e alunos uma compreensão mais
próxima de nossa matriz étnica africana, desprovida de preconceitos e idéias
racistas acerca dos africanos e dos afro-descendentes. Para isso a nossa
proposta para trabalharmos os conceitos de preconceitos e racismo, será guiada
a partir do filme Kirikú e a Feiticeira.
Com debates em sala de aula, explorando assim a oralidade e os pontos de vistas
de cada um com respeito. Depois os alunos serão convidados a responder um
pequeno questionário a respeito do que foi discutido e assistido, isto num
curto tempo de três dias em cinco aulas de 0:50 min cada. Atividade esta proposta pelo professor Jorge
Nery e realizada pelos professores/alunos: Elionária Araújo e Nevolanda Félix
ambas na Escola Municipal José de Alencar no povoado de Canoão, Giovan Bastos e
Vinicius Dourado ambos na Escola
Municipal Santa Rita do povoado Lagoa do Leite e Sônia Mara Dourado Martins na
Escola municipal Rui Barbosa no povoado de Lagedão, todas estas situada no
município de Ibititá-Ba.
Desenvolvimento
No
primeiro dia fizemos a apresentação da proposta a ser trabalhada, no qual os
alunos se interessaram muito pela temática. Na mesma aula fizemos a
apresentação do filme oralmente apresentando a ficha técnica, explicando que
era sobre uma lenda de um dos países da África que é a Guiné, onde seria em
desenho animado, já que se tratava de alunos da 8ª série tínhamos o medo da
rejeição por ser um desenho, mas isto não ocorreu, muito pelo contrário
aumentou mais a curiosidade e a vontade de assistir.
No
segundo dia retornamos a falar da atividade e desta vez, fizemos o levantamento
prévio do que eles sabiam sobre o continente africano tanto historicamente e
geograficamente( pois os mesmos haviam estudado sobre o continente em
geografia), em seguida após algumas falas de alunos, sempre referindo a áfrica
como país de miséria, fome, doença, pobreza, de população totalmente negra, de
savanas, animais como leão, zebra, rinoceronte, girafa... Deserto etc.
A partir destes conhecimentos relatados passamos
a discutir os conceitos de preconceito e racismo, se era igual ou não, onde
cada um ia falando o que achava, desta discussão foram surgindo outras, como a
contribuição destes povos na constituição do nosso país, e de como aqui é muito
presente a presença de descendentes destas etnias. Em seguida passamos os
slides que o professor mandou menos o questionário que foi reelaborado, para
ver se eles mudaram seus conceitos ou não, em uma breve discussão.
No
terceiro e último dia de trabalho da proposta assistimos ao filme fazendo
algumas intervenções quando necessários, após o filme fizemos um breve
comentário a respeito do mesmo e abrimos espaço para ouvir as impressões dos
alunos, após esta socialização foi entregue uma atividade para eles responderem
por escrito depois de tudo que foi discutido, ouvido e assistido. Assim que iam
terminando eles iam entregando a atividade e saiam da sala para não influenciar
os colegas com as suas opiniões a respeito do tema.
Cronograma
1º dia
28/09
Sexta
|
Apresentação
da proposta e resenha
do
filme Kirikú e a feiticeira e a ficha
técnica
do filme.
|
1
aula de 0:50 min.
|
2º dia
02/10
Terça
|
Apresentação
dos slides e discussão
de
conceitos de racismo e preconceito
|
2 aulas
de 1:40 min.
|
3º dia
04/10
Quinta
|
Assistir
o filme, socialização
das
impressões a respeito do mesmo
e de rever seus conceitos se continuaram os
mesmos
|
2
aulas de 1:40min.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário