sábado, 20 de outubro de 2012

Conceitos de Racismo e Preconceito, a partir do filme Kiriku e a Feiticeira


ELIONÁRIA ARAUJO, GIOVAN BASTOS, NEVOLANDA FELIX,
SÔNIA MARA MARTINS E VINÍCIUS DOURADO









                                                   RELATÓRIO:
ATIVIDADE COMPLEMNTAR



Relatório apresentado como atividade complementar na disciplina História da África 1, ministrada pelo docente Jorge Nery componente curricular do curso de Licenciatura em História, 1º módulo do 3º ano, oferecido pelo programa Uneb/Mec/Capes/Plataforma Freire.




Irecê – Bahia
Outubro-2012

Objetivos:
Mostrar através do filme KIRIKU E A FEITICEIRA um pouco da história, da cultura africana, passando esse conhecimento de forma clara, objetiva e de fácil linguagem, para que os alunos compreendam fatos comuns da vida africana e relacionem com a nossa própria cultura.
Instigar os alunos a ler mais sobre o imenso continente africano, para assim compreender que a África não é uma só e sim, várias Áfricas, para assim compreender a própria formação do nosso país, já que o mesmo se constituiu com a ajuda destas disparidades sociais e culturais.














Justificativa:
O legado africano está presente no Brasil e se manifesta na dança, música, no gestual, na religião, nos hábitos alimentares, na língua e na forma de ver a vida. A história afro-brasileira é o resultado desta fusão cultural que transcende as estruturas físicas e se enraíza na alma dos afro-descendentes. Nessa perspectiva buscamos a ressignificação positiva dos africanos e dos afro-brasileiros.
Com esta finalidade podemos possibilitar aos nossos alunos do Ensino Fundamental II conhecimentos mais amplos sobre a África, período este ideal para o professor explicar aos alunos que o Brasil foi um país escravocrata e que a abolição da escravidão não veio acompanhada de um processo de inclusão dos negros na sociedade brasileira, lembrando a eles que no Brasil, a escravidão foi abolida em 1888, porém, mantivemos o estigma da cor. Os estudantes precisam conhecer os motivos pelos quais os negros ainda lutam pela igualdade de direitos e oportunidades. Pela linha de discussão a ser gerada, escolhemos como público alvo alunos da 8ª série do Ensino Fundamental II, por estar mais amadurecido para expor suas opiniões.
Pensando nisso, trabalharemos uma seqüência de atividades que busca promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos africanos e dos afro-brasileiros em geral, através do filme Kirikú e a Feiticeira (baseado em uma lenda africana do Guiné). Por isso, será promovido debates sobre as causas do preconceito contra os negros, bem como ensinar os alunos a buscar respostas no processo histórico brasileiro, também discutiremos sobre identidade cultural entre culturas diferentes e as relações sociais a partir da visão dos vencidos, elaborado pela lógica da diversidade étnico-racial que permite combater o preconceito e possibilita ao povo negro sentir orgulho de pertencer a matriz africana.



Metodologia
A presente atividade possibilita ao professor e alunos uma compreensão mais próxima de nossa matriz étnica africana, desprovida de preconceitos e idéias racistas acerca dos africanos e dos afro-descendentes. Para isso a nossa proposta para trabalharmos os conceitos de preconceitos e racismo, será guiada a partir do filme Kirikú e a Feiticeira. Com debates em sala de aula, explorando assim a oralidade e os pontos de vistas de cada um com respeito. Depois os alunos serão convidados a responder um pequeno questionário a respeito do que foi discutido e assistido, isto num curto tempo de três dias em cinco aulas de 0:50 min cada.  Atividade esta proposta pelo professor Jorge Nery e realizada pelos professores/alunos: Elionária Araújo e Nevolanda Félix ambas na Escola Municipal José de Alencar no povoado de Canoão, Giovan Bastos e Vinicius Dourado ambos  na Escola Municipal Santa Rita do povoado Lagoa do Leite e Sônia Mara Dourado Martins na Escola municipal Rui Barbosa no povoado de Lagedão, todas estas situada no município de Ibititá-Ba.











Desenvolvimento
No primeiro dia fizemos a apresentação da proposta a ser trabalhada, no qual os alunos se interessaram muito pela temática. Na mesma aula fizemos a apresentação do filme oralmente apresentando a ficha técnica, explicando que era sobre uma lenda de um dos países da África que é a Guiné, onde seria em desenho animado, já que se tratava de alunos da 8ª série tínhamos o medo da rejeição por ser um desenho, mas isto não ocorreu, muito pelo contrário aumentou mais a curiosidade e a vontade de assistir.
No segundo dia retornamos a falar da atividade e desta vez, fizemos o levantamento prévio do que eles sabiam sobre o continente africano tanto historicamente e geograficamente( pois os mesmos haviam estudado sobre o continente em geografia), em seguida após algumas falas de alunos, sempre referindo a áfrica como país de miséria, fome, doença, pobreza, de população totalmente negra, de savanas, animais como leão, zebra, rinoceronte, girafa... Deserto etc.
 A partir destes conhecimentos relatados passamos a discutir os conceitos de preconceito e racismo, se era igual ou não, onde cada um ia falando o que achava, desta discussão foram surgindo outras, como a contribuição destes povos na constituição do nosso país, e de como aqui é muito presente a presença de descendentes destas etnias. Em seguida passamos os slides que o professor mandou menos o questionário que foi reelaborado, para ver se eles mudaram seus conceitos ou não, em uma breve discussão.
No terceiro e último dia de trabalho da proposta assistimos ao filme fazendo algumas intervenções quando necessários, após o filme fizemos um breve comentário a respeito do mesmo e abrimos espaço para ouvir as impressões dos alunos, após esta socialização foi entregue uma atividade para eles responderem por escrito depois de tudo que foi discutido, ouvido e assistido. Assim que iam terminando eles iam entregando a atividade e saiam da sala para não influenciar os colegas com as suas opiniões a respeito do tema.


Cronograma

1º dia
 28/09
Sexta
Apresentação da proposta e resenha
do filme Kirikú e a feiticeira e a ficha
técnica do filme.

1 aula de 0:50 min.

2º dia
02/10
Terça

Apresentação dos slides e discussão
de conceitos de racismo e preconceito

2 aulas  de 1:40 min.

3º dia
04/10
Quinta
Assistir o filme, socialização
das impressões a respeito do mesmo
 e de rever seus conceitos se continuaram os mesmos

2 aulas de 1:40min.





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