UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –
UNEB
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E
TECNOLOGIAS
CAMPUS XVI – IRECÊ
PROGRAD – ASPES/FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – UNEB/MEC/CAPES/ PLATAFORMA FREIRE
RELATÒRIO
OFICINA ARTICULAR
III
IRECÊ
2012
Elionária Araujo
Giovan Silva Bastos
Luceni Guedes Nascimento
Nayara F. Barbosa
Nevolanda Félix da Cunha
Sônia Mara Dourado
Vinícius
Marques Dourado
RELATÓRIO
OFICINA ARTICULAR III
IRECÊ
2012
Trabalhar com o cinema e imagens em sala de
aula é ajudar a escola a reencontrar a cultura ao mesmo tempo cotidiana e
elevada, pois o cinema e a imagem
são campos no qual a estética, o lazer, a ideologia e os
valores sociais mais amplos são sistematizados numa mesma obra de arte”...
(Marcos Napolitano, 2003)
No
dia 14 de Julho de 2012 iniciamos na Escola Municipal Valter Barreto, situado
na cidade de Presidente Dutra-BA, a III Oficina Articular do Curso de
Licenciatura em História da Plataforma Freire, sob orientação do professor Claudinei Alves Santos.
Tendo como tema gerador diversas
linguagens a serviço de uma história ensinada, tendo como subtema Cinema na
escola e leitura de imagens. Buscou-se discutir uma proposta metodológica
voltada para a exibição de filme na sala de aula e a leitura de imagens
pautadas na reflexão critica de forma indireta, quando mostra um tema,
permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares.
A oficina foi destinada
aos professores da rede pública municipal e as atividades foram desenvolvidas
em dois períodos, totalizando assim uma carga horária de 10 (dez) horas.
As atividades tiveram inicio
às 08h00min da manhã, devido à espera do público que mesmo com uma intensa
divulgação feita através de cartazes e convites não se dispuseram a comparecer
na oficina proposta.
Contudo, o pequeno número
de pessoas que compareceram 05 (cinco) professores, participaram de forma
ativa, o que contribuiu diretamente para a riqueza das reflexões e discussões
ali travadas.
Instigados pelos professores/alunos Nevolanda
Félix da Cunha e Elionária Araujo que apresentaram slides contendo a
fundamentação teórica sobe o tema central do estudo, a História do Cinema.
Os participantes
analisaram e discutiram os recortes dos filmes assistidos: Em Nome da Rosa, O
Auto da Compadecida e A Era do Gelo. A indicação dos mesmos e os critérios a
serem observados ao planejar a utilização do cinema em sala de aula, bem como
os cuidados necessários no momento da seleção destes, seus objetivos e a
metodologia mais apropriada para o público alvo.
Percebeu-se naquele
momento a importância do estudo em questão, já que os professores alegaram não
estarem atentos a tais pontos ao realizarem os seus trabalhos em sala de aula
de modo que não utilizam tal recurso (cinema) para instigar à crítica e a
reflexão dos alunos.
Concluindo a atividade do
período matutino foi realizada a socialização entre os mesmos com o intuito de
aprofundar a compreensão acerca do tema trabalhado durante toda a amanhã.
No período vespertino,
iniciado às 13h30min, deu-se inicio a segunda oficina, que tratava da leitura
de imagens e a sua relevância para uma aprendizagem significativa.
Para fomentara as
discussões os professores participantes foram orientados a analisar diversos
livros didáticos utilizados na rede municipal de ensino, com o objetivo de
apontarem os pontos positivos e negativos da proposta pedagógica, relacionada à
leitura de imagens, dos livros em questão.
O que mostra a deficiência
em tal área de estudo (leitura de imagens), já que tais reflexões são
negligenciadas nos cursos de formação de professores.
Deste modo os presentes
refletiram sobre a ideologia inerente às representações contadas em imagens
diferentes escolhidas pelo mesmo, abordando temas interdisciplinares. Vale
ainda ressaltar que os grupos foram orientados a adequação da imagem como
assunto do livro sugerido para estudo.
Após tal análise os
docentes socializaram para os demais professores as conclusões em que expuseram
o seu ponto de vista em relação à proposta sugerida pelos livros observados
mostrando com naturalidade as dificuldades encontradas para realizarem um
trabalho voltado para as propostas do livro didático.
Observou-se que apesar da interação
dos participantes expondo suas opiniões e considerações sobre o tema proposto, ainda
há uma insegurança quanto ao uso e a metodologia mais adequada para empregar
tais recursos na sala de aula.
Após a análise realizada
ao término da III Oficina percebeu-se que o numero reduzido de participantes
não prejudicou a qualidade das discussões e o desempenho dos professores/
motivadores, as discussões ali travadas foram de intensa relevância para
melhoria do ensino de história.
Referências
BRASIL,
Parâmetros Curriculares Nacionais -
História. Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
DUARTE, Rossália. Cinema & Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.
LE
GOFF, J. História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LOPES, José de Souza Miguel Lopes.
Descolonizar o cinema? A Educação Agradece. In: ROMANOWSKI, J.P.; MARTINS,
P.L.O.; JUNQUEIRA, S.R.A. (orgs). Conhecimento
Local e Conhecimento Universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba,
Champagnat,2004.
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina.
Rio de Janeiro, Bertand, 2006.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula.
São Paulo, Contexto, 2003.
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