sábado, 20 de outubro de 2012

Leituras de imagens


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
             DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XVI – IRECÊ
                     PROGRAD – ASPES/FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – UNEB/MEC/CAPES/ PLATAFORMA FREIRE
                                                                 






RELATÒRIO

OFICINA ARTICULAR III











IRECÊ

2012

Elionária Araujo
Giovan Silva Bastos
Luceni Guedes Nascimento
Nayara F. Barbosa
Nevolanda Félix da Cunha
Sônia Mara Dourado
Vinícius Marques Dourado
                                                      









RELATÓRIO
OFICINA ARTICULAR III





















IRECÊ
2012
Trabalhar com o cinema e imagens em sala de aula é ajudar a escola a reencontrar a cultura ao mesmo tempo cotidiana e elevada, pois o cinema  e a imagem são  campos  no qual a estética, o lazer, a ideologia e os valores sociais mais amplos são sistematizados numa mesma obra de arte”...
(Marcos Napolitano, 2003)

No dia 14 de Julho de 2012 iniciamos na Escola Municipal Valter Barreto, situado na cidade de Presidente Dutra-BA, a III Oficina Articular do Curso de Licenciatura em História da Plataforma Freire, sob orientação do professor Claudinei Alves Santos.
Tendo como tema gerador diversas linguagens a serviço de uma história ensinada, tendo como subtema Cinema na escola e leitura de imagens. Buscou-se discutir uma proposta metodológica voltada para a exibição de filme na sala de aula e a leitura de imagens pautadas na reflexão critica de forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares.
A oficina foi destinada aos professores da rede pública municipal e as atividades foram desenvolvidas em dois períodos, totalizando assim uma carga horária de 10 (dez) horas.
As atividades tiveram inicio às 08h00min da manhã, devido à espera do público que mesmo com uma intensa divulgação feita através de cartazes e convites não se dispuseram a comparecer na oficina proposta.
Contudo, o pequeno número de pessoas que compareceram 05 (cinco) professores, participaram de forma ativa, o que contribuiu diretamente para a riqueza das reflexões e discussões ali travadas.
 Instigados pelos professores/alunos Nevolanda Félix da Cunha e Elionária Araujo que apresentaram slides contendo a fundamentação teórica sobe o tema central do estudo, a História do Cinema. 
Os participantes analisaram e discutiram os recortes dos filmes assistidos: Em Nome da Rosa, O Auto da Compadecida e A Era do Gelo. A indicação dos mesmos e os critérios a serem observados ao planejar a utilização do cinema em sala de aula, bem como os cuidados necessários no momento da seleção destes, seus objetivos e a metodologia mais apropriada para o público alvo.
Percebeu-se naquele momento a importância do estudo em questão, já que os professores alegaram não estarem atentos a tais pontos ao realizarem os seus trabalhos em sala de aula de modo que não utilizam tal recurso (cinema) para instigar à crítica e a reflexão dos alunos.
Concluindo a atividade do período matutino foi realizada a socialização entre os mesmos com o intuito de aprofundar a compreensão acerca do tema trabalhado durante toda a amanhã.
No período vespertino, iniciado às 13h30min, deu-se inicio a segunda oficina, que tratava da leitura de imagens e a sua relevância para uma aprendizagem significativa.
Para fomentara as discussões os professores participantes foram orientados a analisar diversos livros didáticos utilizados na rede municipal de ensino, com o objetivo de apontarem os pontos positivos e negativos da proposta pedagógica, relacionada à leitura de imagens, dos livros em questão.
O que mostra a deficiência em tal área de estudo (leitura de imagens), já que tais reflexões são negligenciadas nos cursos de formação de professores.
Deste modo os presentes refletiram sobre a ideologia inerente às representações contadas em imagens diferentes escolhidas pelo mesmo, abordando temas interdisciplinares. Vale ainda ressaltar que os grupos foram orientados a adequação da imagem como assunto do livro sugerido para estudo.
Após tal análise os docentes socializaram para os demais professores as conclusões em que expuseram o seu ponto de vista em relação à proposta sugerida pelos livros observados mostrando com naturalidade as dificuldades encontradas para realizarem um trabalho voltado para as propostas do livro didático.
Observou-se que apesar da interação dos participantes expondo suas opiniões e considerações sobre o tema proposto, ainda há uma insegurança quanto ao uso e a metodologia mais adequada para empregar tais recursos na sala de aula.
Após a análise realizada ao término da III Oficina percebeu-se que o numero reduzido de participantes não prejudicou a qualidade das discussões e o desempenho dos professores/ motivadores, as discussões ali travadas foram de intensa relevância para melhoria do ensino de história.







Referências

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais - História. Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
DUARTE, Rossália. Cinema & Educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.
LE GOFF, J. História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LOPES, José de Souza Miguel Lopes. Descolonizar o cinema? A Educação Agradece. In: ROMANOWSKI, J.P.; MARTINS, P.L.O.; JUNQUEIRA, S.R.A. (orgs). Conhecimento Local e Conhecimento Universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba, Champagnat,2004.
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. Rio de Janeiro, Bertand, 2006.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário