terça-feira, 30 de abril de 2013

avaliação sistemática de história I unidade 7ºano



ES     ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA     Data _____/_____/________
RUA= ALFREDO JOSE DE SOUZA S/Nº,POVOADO DE LAGEDÃO IBITITÁ -BA  
CURSO= 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II                                                                            

                                                               
 PROFESSORA: SÔNIA MARA DOURADO MARTINS 
AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE HISTÓRIA DA I UNIDADE                    
                                                        ALUNO(A)_____________________________________


1º) Marque um X na resposta correta.Sobre a queda do Imperio Romano do Ocidente  é certo dizer que:
1.1) Durante o Baixo Império, o império romano viveu grande decadência, determinada principalmente pela (o):
a) Redução das guerras, responsável pela diminuição do afluxo de riquezas, crise do escravismo e da própria produção. (  )
b) Adesão imperador Constantino ao cristianismo, diminuindo a força do paganismo. (  )
c) Guerra civil envolvendo patrícios e plebeus, determinando a decadência da produção agrícola. (  )
d) Édito do máximo, responsável pela ilimitação da produção agrícola e importação de escravos. (  )
e) Crise do comércio romano pelo Mediterrâneo, dado a ocupação realizada pelos povos bárbaros. (  )
1.2) Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:
a) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos; (  )
b) foi a causa principal da falta de escravos; (  )
c) foi conseqüência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros; (  )
d) incentivou o crescimento do comércio; (  )
e) proporcionou às cidades o aumento de suas riquezas. (  )
1.3)Assinale a alternativa correta:
a) Pepino o Breve sucedeu Carlos Magno e manteve a mesma política. (  )
b) Carlos Magno tornou-se senhor de todo o Ocidente. (  )
c) Carlos Magno foi responsável pela expulsão dos árabes muçulmanos da Gália. (  )
d) Pepino o Breve converteu-se ao cristianismo, aproximando os cristãos dos francos. (  )
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta. (  )
2º) Relacione as colunas 
1)      O que foi a crise do escravismo?
2)       Por que ocorreu a crise do escravismo?
3)       Qual foi a solução encontrada para superar a crise do escravismo no Império Romano Ocidental?
4)      Qual foi a principal conseqüência do surgimento do colonato?
5)      Que povo bárbaro foi responsável direto pela queda do Império Romano ocidental? Em que século isso ocorreu?
6)      Durante quanto tempo o Império Romano Oriental resistiu após a queda do Império do Ocidente?
7)      Que povo foi responsável pela queda do Império Romano do Oriente? E em que ano isso aconteceu?
(   ) A criação do COLONATO
(   ) Os germânicos no século V.
(   ) Foi uma crise causada pela falta de Mao de obra escrava no Império Romano.
(   ) A principal conseqüência do colonato foi a ruralização do Império.
(   ) Por causa do fim das guerras de conquistas.
(   ) O povo turco otomano em 1453.
(   ) Resistiu por mais 10 séculos.

3º) No século XIII, um teólogo assim condenava a prática da usura:

"O usurário que adquirir um lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus que diz: 'Comerás teu pão com o suor do teu rosto'. Assim o usurário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito."

(Adaptado de J. Le Goff, A bolsa e a vida. São Paulo: Brasiliense, 1989.)

a)O que é usura?_________________________________________________________
___________________________________________________________________
b) Por que a Igreja medieval condenava a usura?_______________________________
______________________________________________________________________



 
4º) Observe a imagem e complete com o que se pede.


a) Localize o local em que encontramos o manso senhorial e indique a quem pertencia.
b) No balão do manso comum escreva o que era ali produzido.
c) Escreva uma palavra que represente o manso servil dentro do balão respectivo.

5º)Relacione os nomes do banco de dados com as informações abaixo, colocando cada um em seu devido lugar:
Servos;     escravos;      corvéia;     vilões;     banalidades;     talha;  
a)Os servos entregavam ao senhor uma parte de sua produção pelo o uso do moinho, forno, ponte... _______________________
b)Eram camponeses livres que viviam nas vilas.______________________________
c)Eram camponeses que estavam presos à terra pelo resto da vida._________________
d)Os servos entregavam ao senhor parte da produção cerca de 30% ou 40% do que era produzido no manso servil.__________________________
e)Os servos deviam cultivar as terras da reserva senhorial duas ou três vezes por semana, sem ganhar nada por isso.E tudo que era produzido era do senhor feudal.
__________________
f)Eram destinados a trabalharem principalmente nos afazeres domésticos dos castelos.
______________________

4º) Caracterize o feudalismo europeu na Idade Média. Não se esqueça de comentar como ele funcionava como a sociedade estava organizada, como funcionava a economia, como funcionava a relação entre suserano e vassalo qual era a importância e o papel da igreja. Explique  e dê exemplos. Seguindo a imagem abaixo.




                              









”Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível.”
                                                                                         São Tomás de Aquino( Filósofo da Idade Média, séc. XIII)          
                                                                                                                                             BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário