sexta-feira, 3 de maio de 2013

Resenha do filme: Preciosa: Uma história de esperança




SÔNIA MARA DOURADO MARTINS





RESENHA DO FILME:
PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA












Irecê – Bahia
Fevereiro/2013


O filme “Preciosa: Uma história de esperança”,com a direção de Lee Daniels, retrata um drama social vivido por uma garota de 16 anos, que sofre todos os preconceitos possíveis principalmente o racismo.Desde já podemos afirmar que este filme não é uma obra de ficção qualquer e sim um retrato da realidade de diversos lares em que estão inseridos crianças e adolescentes/jovens, sujeitos a situações de extremas desqualificação, estruturação familiar, freqüentemente expostas a violência sexual, física e psicológica.
            Drama este debatido do início ao fim do longa-metragem, retratando a vida de Claireece Preciosa Jones protagonista da história, em uma adaptação cinematográfica do romance “Empurrar por Safira”, que conta a história de vida sofrida de uma adolescente de 16 anos que convive o tempo todo com preconceitos por ser pobre, negra, analfabeta, mulher e obesa.
            Podemos observar que o autor retrata assuntos polêmicos pelo qual tem vivido a nossa sociedade durante séculos, mas que em pleno século XXI tem sido gritante. Já que a mídia tem desenvolvido um papel importantíssimo como divulgadora destes abusos, o que mais assistimos hoje nos diversos meios de comunicação principalmente os telejornais, que a todo tempo tem noticiado sobre a violência doméstica e o incesto, que muitas vezes passam despercebidos pelas autoridades devido à falta de denuncias geralmente por medo e vergonha por parte das vítimas e às vezes pela falta de intervenção do Estado.
Isto é exatamente o que acontece no filme. Preciosa uma adolescente negra que mora com a mãe visivelmente desequilibrada psicologicamente, desocupada que vive dos benefícios que recebe do Estado destinado a  Preciosa,com  o pai e seus dois filhos. É exatamente no ambiente familiar onde aqueles que deveriam zelar por sua integridade física e sua educação, são estes que a fazem sofrer diversas privações e humilhações.
Violentada por seu próprio pai desde os 3 anos de idade, que no decorrer do filme vai ficando mais visível que seus filhos são frutos destes abusos, sendo um com síndrome de daw. Acarretando motivos que alimentou o ódio doentio da mãe contra a filha, pois a mãe acredita que desde criança esta seria competidora nas relações sexuais com o pai, levando-a sofrer agressões verbais e físicas diariamente por sua mãe.
Outra parte que choca muito no início do filme é o papel da escola, que prega a inclusão o tempo todo, mas, que neste caso foi preconceituosa a expulsa-la por causa de sua segunda gestação, tornando a instituição em vez de um lugar de inclusão um lugar de exclusão. Na visão de Preciosa a escola era um lugar de liberdade, de refúgio, pois era neste ambiente que ela sonhava com o professor se apaixonando, cuidando dela, indo morar com ela, com uma imaginação frutífera como toda adolescente possui, sonhos estes que serviam de mecanismo de defesa e grande parte da fonte de sua forte resistência para a difícil estrutura familiar na qual se encontra inserida.   
Preciosa é um filme muito forte e que choca, mas temos que lembrar que tudo o que estar sendo retratado na ficção é o que vem ocorrendo diariamente em nossa sociedade. Como o título diz: Preciosa: Uma história de esperança é isso que vem mostrar o autor, que apesar de tudo que esta garota vivencia no dia a dia de sua vida, ainda teve forças e pessoas amigas que a ajudaram da à volta por cima. Vivendo em um subúrbio, sofrendo este tipo de violência, cenário mais que instigador para inseri-la no mundo do crime, mas, Preciosa juntamente com seus filhos e apoio de uma espécie de escola alternativa (para garotas (os) com problemas sociais), encontra apoio que a conduz a uma vida simples, mas digna, justa e honesta.
Local em que ela tem a oportunidade de se alfabetizar, abrindo lhes os olhos, para apropriar de sua realidade e saber enfrentar, tendo como facilitadora uma professora que presta acompanhamento individual às dificuldades de vida das alunas. Podemos perceber no desenrolar do filme que este espaço foi o alicerce para a reorientação da história de vida de Preciosa dando lhes os meios necessários para que pudesse reorganizar a sua vida e enfrentar a sua dura realidade que apesar de tudo isso ainda tinha contraído o vírus da Aids.
O filme é muito chocante, pois nos remete a uma realidade que se esconde em vários lares: o abuso sexual infantil, o mais chocante é que apesar de se tratar de uma obra de ficção retrata com fidedignidade esta cruel realidade deixando-nos aterrorizado em frente a esta violência que ocorre em muitas famílias, levando-nos a imaginar a possibilidade de tais cenas poderem estar se passando em cenários reais nesse exato momento. É um filme maravilhoso, que faz a gente ver o sofrimento não como algo inacabado, mas sim, com possíveis soluções. Além de nos fazer refletir sobre o ambiente familiar, e nos deixar alertas, pois onde deveria ser um lugar acolhedor, cheio de amor, que prega a educação os bons costumes e os princípios e valores morais da vida social, às vezes pode se tornar em um lugar aterrorizador pra muitas crianças e adolescentes/jovens.






REFERENCIA

PRECIOSA: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA. Direção: Lee Daniels. Produção: Sarah Siegel-Magness, Lee Daniels, Gary Magness. Roteiro: Geofrfrey Fletcher. Trilha sonora: Mario Grigorov. EUA: Playarte Pictures, c2009. 1 DVD (110min), Colorido. Produzido por Lee Daniels Entertainment / lionsgate / Smokewood entertainment Group. Baseado no romance “ The Novel by Sappphire” (“Empurrar por Safira”), de Sapphire.



Um comentário:

  1. Um bom filme, muito realista, reparei em várias cenas que preciosa sonha acordada com outra realidade, a impressão que tive quando vi a mãe da preciosa é que ela também sofreu algum tipo de abuso, mas teve um final muito triste, digo que a mãe da preciosa seria "uma preciosa que não deu certo", ressalto também que preciosa não foi abandonada somente pela família como também na escola, o filme alerta que o professor também deve reparar quando há uma criança/adolescente que está se isolando em um canto, se tornando violento ou apresentando comportamentos inadequados em sala de aula, infelizmente preciosa foi "diagnosticada" tarde demais, acabou pegando HIV e teve dois filhos, o filme serve como uma lição de vida e infelizmente para muitas preciosas a boa educação nem sempre vem de casa e quando a casa "falha" a escola de certa forma tem que corrigir, outro fator que me chamou a atenção no filme foi para a escola que a preciosa foi "transferida", pelo que contei naquela escola só existia apenas uma professora e uma secretária, ressaltando fortemente o abandono/desinteresse do governo para esse "tipo de educação" uma educação que praticamente salvou preciosa do mundo do crime. Nesse ponto ficou claro, pela minha percepção, que: "nem sempre investir na segurança é o melhor caminho", talvez uma boa escola (bem estruturada) que aceite variados tipos de estudantes ajude diminuir o índice de analfabetismo, sofrimento, abuso e principalmente pessoas no mundo do crime e vícios.
    Outro fator importante que reparei no filme foi que nem sempre "o modelo escola" se encaixa para todos os estudantes, as pessoas são diferentes, modelos diferentes de estudo ajudariam muitos estudantes, o papel da escola é educar, respeitar as diferenças é necessário, não estou escrevendo somente de uma pessoa negra, gorda, mulher com HIV (não é isso), estou falando de diferentes tipos de pessoas de uma maneira psicológica, isto é, cada um tem seu temperamento, seus problemas, suas dificuldades, educar é isso, infelizmente o filme ressaltou (na minha percepção) uma escola com um tipo de estereótipo, isto é, se a pessoa não conseguir ler na mesma velocidade das outras ficará para trás, é o que o filme diz quando preciosa se olha pelo espelho e se vê como uma loira, magra de pele branca.
    Olha, eu poderia ficar horas escrevendo sobre este filme, só sei que aprendi muito com esse filme, serviu de grande lição de vida, recomendadíssimo.

    ResponderExcluir